quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PASTA DE AMENDOIM (Peanut Better).


Pasta de amendoim (peanut butter).




O queridinho de quem ama malhar...

A maioria das pessoas fica assustada com a quantidade de calorias presentes na manteiga ou creme de amendoim, mas o que não se lembram é que ela é rica em gorduras boas que baixam o colesterol mau (LDL) prevenindo assim as tão temidas doenças cardiovasculares.

Além disso, a pasta de amendoim é uma grande fonte de proteínas, vitaminas e antioxidantes. Possui alto valor energético e nutricional é ideal para a utilização em refeições estratégicas como no café da manhã ou pré-treino. Lembrando que é preciso consumi-la com moderação por ser um alimento altamente energético.

Ingredientes:

500gr de amendoim torrado e sem pele
De 3 a 5 colher de óleo de coco (pode ser substituído por óleo de amendoim ou girassol que o cheio é mais suave embora o melhor mesmo é não utilizar)
1 pouquinho de paciência, mais garanto q vale a pena.

Modo de fazer:

Caso você não encontre o amendoim sem casca, basta torrar o amendoim no forno até a casquinha começar a se desprender e depois esfregar os amendoins com as mãos para soltar a pele, fique de olho para não passar do ponto, para não ficar muito escuro e deixar a pasta amarga.

Feito isso, levo o amendoim ao processador e processe até virar uma farofa, então já pode ir agregando o óleo as pouco, porém com calma porque o processo é mesmo um pouco demorado, mais não desista, vai valer a pena.

Quanto a quantidade de óleo, acredite, quanto menos melhor, porque quanto mais bater mais o amendoim libera seu próprio óleo.  Parece que não vai dar certo, mas continua batendo que vai virar esse creme.

Informações nutricionais: 1 colher de sopa (15g)

Valor calórico: 98 kcal
Carboidratos: 2,5 g
Proteínas:4 g
Gordura total 8,9 g


Espero que gostem...

Um comentário: