quinta-feira, 13 de novembro de 2014

EISENBAHN OKTOBERFEST


EISENBAHN OKTOBERFEST


Cervejaria: Cervejaria Sudbrack

Estilo: Oktoberfest/Marzen  

Álcool (%): 6% ABV

Sazonal: Oktoberfest

Temperatura: 0-4 °C 

Copo ideal: Pilsner, Caneca

Harmonização: Anchovas, Batatas Gratinadas, Bruschetta, Burritos Mexicanos, Ceviche, Franga Assado, Pão Sirio com Humos, Queijos adocicados como: BRIE, Camembrt, Gryère. Emmenthal  e Gouda.


Outubro é mês de festa alemã! A Oktoberfest é um festival de cerveja e uma feira de produtos e diversões celebrada originalmente em Munique (München), no estado da Baviera, no sul da Alemanha, e disseminada por vários lugares do mundo. Em Munique, a Oktoberfest se inicia em meados de setembro e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de outubro daí o nome Oktoberfest (Em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", festa ou festival).


Para comemorar a data, o CluBeer te apresenta essa edição limitada especialmente preparada pela Eisenbahn, é produzida somente de setembro a outubro. É uma cerveja da família das Lagers, de corpo médio e aromas intensos de malte e lúpulo. Com sabor intenso e adocicado pela mistura de três maltes, a Eisenbahn Oktoberfest ainda apresenta coloração dourada escura e cristalina, além de boa e persistente formação de espuma.

Combinação perfeita para pratos da culinária alemã, como salsichas diversas, carnes de porco defumadas ou não, como o tradicional Eisbein (joelho de porco).

Harmonização perfeita para queijos adocicados como os macios brie e camembert, e também para os semimacios gruyère, emmenthal e gouda.

Esse estilo de cerveja, denonimado “Märzen-Oktoberfest” nasceu no final da idade média. A cerveja era produzida no mês de março (märzen) e ficava armazenada nas baixas temperaturas das montanhas durante todo o verão, para ser consumida somente em outubro. Isso porque na época, existia uma lei em que as Cervejarias eram obrigadas a fecharem as suas portas no período de abril a setembro. Saúde, ou como dizem os alemães, 
Ein Prosit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário